sábado, 3 de dezembro de 2011

Conheça o chip que faz um trilhão de cálculos por segundo

Imagine um chip de computador capaz de fazer um milhão de cálculos em um segundo. Na linguagem de computação, tal velocidade é medida em um megaflop. A empresa de tecnologia Intel, com sede nos Estados Unidos, foi além. Eles anunciaram o lançamento do “Knights Corner”, um chip que trabalha na potência de um teraflop: um trilhão de cálculos por segundo.

Um chip tão poderoso, conforme explicam os desenvolvedores, capacita máquinas para um amplo leque de tarefas complicadas no ramo dos computadores. Previsão do tempo, simulações de acidentes de carro e mapeamentos moleculares são algumas das funções que podem se aperfeiçoadas com o novo dispositivo.

Com o uso do “Knights Corner”, lançado em uma convenção em Seattle (Washington, EUA), o computador ganha em mobilidade. Pode haver transferência de dados, conforme anunciam os cientistas, em velocidade superior a 32 gigabytes por segundo, o dobro do que se conseguia até então.

Os representantes da empresa explicam que a novidade foi designada para ser instalada em supercomputadores. Empresas ou laboratórios que precisam fazer cálculos complexos podem ter um sensível aumento de rendimento e produtividade com a aquisição do aparelho. 

E essa conquista, no entanto, é apenas mais um passo: eles projetam para 2018 a criação de um chip cem vezes mais rápido que o atual.

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário