segunda-feira, 27 de maio de 2013

Todas as aves vieram de uma única espécie de dinossauro?


Olhando o artigo sobre a primeira “árvore genealógica” das aves, tem-se a impressão de que todas as aves descendem de um único ancestral.

Basicamente, é isto mesmo. Várias aves primitivas se originaram a partir dos dinossauros terápodes (um grupo que reúne tiranossauros, alossauros e espinossauros, além do microraptor e outros). 

Porém, apesar de várias espécies existirem no Jurássico, de todas elas, apenas uma tem semelhança com as aves modernas, tornando-a o candidato mais provável a ancestral de avestruzes e beija-flores.

E como era este antigo ancestral das aves? A partir dos achados fósseis, sabemos que a ave ancestral vivia perto da água, andava como um pato e se parecia como um pato, só não se sabe se fazia quac.

O primeiro fóssil encontrado a cerca de 30 anos, de 110 milhões de anos, tem até mesmo sua membrana interdigital visível, e recebeu o nome de Gansus yumenensis, em homenagem à cidade de Yumen na província chinesa de Gansu, onde foi encontrado.

Em um trabalho publicado em 2006, foram relatados outros fósseis encontrados nos anos anteriores do mesmo animal, ajudando a reconstruir com mais clareza sua forma e modo de vida.

Embora as primeiras aves tenham surgido 40 milhões de anos antes do Gansus yumenensis, a grande maioria das aves da época do Gansus era conhecida como “pássaros opostos”, por que tinham os ossos de seus ombros e pés invertidos em relação aos ossos das aves modernas.

Os “pássaros opostos” extinguiram-se sem deixar espécie descendente, e hoje todas as aves modernas parecem ter relação bastante próxima ao Gansus, tornando-o o candidato mais provável para ancestral comum de todas elas.

Mas não é só isto; a maioria das aves modernas guardam no corpo indícios de terem evoluído próximas à água e, em algum tempo depois da extinção do Gansus, passado a seu modo de vida moderno.

Estes indícios, a semelhança de esqueleto, e a evidência de um passado próximo da água aumentam a confiança dos cientistas de que o Gansus foi a ave moderna “original”.

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário