domingo, 26 de maio de 2013

Galáxia próxima da Via Láctea pode ter roubado estrelas de sua vizinha

Astrônomos tiveram que dar uma de Sherlock Holmes para desvendar um verdadeiro crime galáctico envolvendo centenas de estrelas roubadas. E eles acreditam ter pego o ladrão em fragrante. O suspeito é uma galáxia próxima da Via Láctea, a Grande Nuvem de Magalhães, que pode ter roubado estrelas de sua galáxia vizinha menor, a Pequena Nuvem de Magalhães.

Os astrônomos chegaram à cena do crime enquanto pesquisavam estrelas da galáxia grande, que fica a 160 mil anos-luz de distância, com o telescópio Victor M. Blanco, no Chile. A equipe descobriu que mais de 5% das estrelas da galáxia estavam girando na direção errada. Além disso, análises mostraram que essas estrelas têm uma composição química muito diferente das demais. 

Os astrônomos perceberam que a composição dessas estrelas é muito parecida com as que fazem parte da Pequena Nuvem, o que sugere que elas foram arrastadas gravitacionalmente para a galáxia maior.

Cientistas acreditam que as duas galáxias se aproximaram muito uma da outra cerca de 1,2 bilhões de anos atrás. A separação das estrelas pode ter ocorrido durante um longo período de tempo, talvez centenas de milhões de anos. Acredita-se que esse tipo de roubo estelar seja comum no universo. 

Fontes:  http://www.livescience.com/
             http://www.emdiv.com.br/es/mundo/geografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário