quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lago isolado por 20 milhões de anos é finalmente alcançado

Cientistas russos que perfuravam o antigo Lago Vostok chegaram ao seu destino final. A equipe está bem, apesar de uma semana com o rádio comunicador em silêncio. Agora, mais detalhes estão por vir sobre o que eles encontraram enterrado sob dois quilômetros de gelo. Fontes afirmam que os cientistas perfuraram 3,7km de profundidade e atingiram a superfície do lago sub-glacial.

Se isso for realmente verdade, será um grande feito em décadas. Pesquisadores russos tentam perfurar o gelo da Antártida desde os anos 70, e eles descobriram o Lago Vostok em 1996. Em 1998, o Secretariado do Tratado da Antártica, que protege o continente gelado, obrigou os russos a parar a perfuração por preocupações ambientais. A perfuração começou novamente no último inverno russo, mas teve que parar depois de alcançarem 30 metros de profundidade, quando o inverno antártico ficou mais intenso.

As condições de temperatura pioraram nos últimos dias, levantando preocupações sobre o destino dos cientistas russos. No entanto, a agência de notícias russa Ria Novosti anunciou o sucesso da equipe ontem.

O Lago Vostok esteve enterrado por 14 milhões de anos e contém altos níveis de oxigênio e nitrogênio, o que poderia fazer a água efervescer como um refrigerante se ele fosse perfurado. Mas é de grande importância para os cientistas descobrir as estranhas formas de vida que podem sobreviver no frio profundo e sem sol do lago, que pode explicar como pode existir vida alienígena em planetas e outros corpos celestes gelados.

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário