sábado, 21 de julho de 2012

Como o laser pode tornar seu HD mil vezes mais rápido

A razão pela qual as pessoas estão tão felizes com discos rígidos sólidos é porque eles são super rápidos. Mas se você pensa que o seu é rápido, espere até ver os novos HDs com laser que chegarão no mercado. 

Uma equipe de cientistas demonstrou uma nova forma fantástica de armazenar arquivos em sistemas magnéticos, que usa lasers e pode armazenar informações até mil vezes mais rápido do que um HD comum. Nós estamos falando de gigabytes – talvez até terabytes – por segundo. Mas como?

O que os pesquisadores descobriram é que o aquecimento pode ser usado para escrever informações, e os lasers podem fazer a temperatura subir de maneira extremamente eficiente. 

Alexey Kimel, um dos pesquisadores, comenta que “por séculos pensamos que o calor apenas destruía o magnetismo. Agora nós conseguimos demonstrar com sucesso que, de fato, isso é um estímulo para guardar informações em um meio magnético”.

Usando pulsos de laser de 60 femtossegundos – 60 quadrilhões de um segundo – é possível rapidamente aquecer uma pequena porção de material magnético dos discos rígidos. Esse aquecimento consegue mudar o estado da magnetização, armazenando todos os dados. Somando todas as etapas, qualquer armazenamento leva menos de cinco picossegundos – cinco trilhões de um segundo. Essa técnica permite que você armazene dados com tamanhos de gigabytes em um segundo. 

Tem que haver algo ruim, certo? Sempre há. Enquanto o conceito para armazenar dados já é sólido, a equipe ainda não conseguiu descobrir um modo de lê-los novamente, de maneira rápida. Não seria muito prático armazenar muito rápido e levar milhares de vezes mais tempo para ler os arquivos depois. Nada que a ciência não consiga resolver…

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário