segunda-feira, 30 de julho de 2012

Heinrich Hertz: o que descobriu este brilhante cientista?

Sempre que você fala em Hertz está se referindo a uma grande descoberta feita por Heinrich Hertz, um físico alemão que nasceu em Hamburgo, no dia 22 de Fevereiro de 1857. Heinrich, desde muito jovem adorava máquinas o que o fez inscrever-se no curso de engenharia. Mais tarde sua predileção pela investigação e produção científica o fez escolher a física com 21 anos de idade.

Com apenas 26 anos Heinrich Rudolf Hertz comprovou a existência da radiação eletromagnética prevista 18 anos antes por Maxwell, descobriu como se propagavam e como controlar sua frequência. Para isso ele criou o receptor antena Hertz e emissores de ondas UHF, os mais simples tipos de antenas do ponto de vista teórico. 

O mais comum é lermos o símbolo Hz que é uma unidade de frequência que indica ciclos por segundo, ou seja, quantas oscilações ou vibrações ocorrem em um segundo em um evento periódico.

Hertz também demonstrou muitas outras propriedades do eletromagnetismo como velocidade, reflexão, refração e polarização.

Hertz chegou a fazer publicações sobre mecânica e também cultivou um grande interesse pela meteorologia chegando a ser citado como assistente em alguns artigos científicos da área no estudo sobre evaporação e unidade.

As brilhantes descobertas de Hertz foram o pontapé inicial em um ramo da ciência que nos beneficia diariamente sempre que informações precisam ser transmitidas pelo ar, seja ao explorarmos astros distantes do nosso universo ou para usarmos internet sem fio no conforto de nossa casa.

Infelizmente o gênio de Hertz deixou de produzir novos conhecimentos após morrer de infecção aos 36 anos.

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário