domingo, 9 de setembro de 2012

Quando teremos computadores quânticos e porque eles serão importantes ferramentas?

Será que um dia vamos mesmo ter um? Será que a revolução causada por eles será tão profunda quando a do microchip? Eles estarão na mesa de cada cientista?
 
Bom, de certo modo, sim.
 
Primeiro de tudo, vamos dizer um pouco sobre o que esses computadores fazem. Resumidamente, eles exploram o fato de que os fótons ou átomos presos podem existir em múltiplos estados ou “superposições” ao mesmo tempo. A computação quântica pretende fazer cálculos em todas as superposições diferentes, de uma só vez. Isso torna o trabalho completamente seguro. 

Há alguns dias, dois estudos importantes foram divulgados: em um, uma equipe conseguiu realizar a primeira rede quântica, enviando qubits entre um laboratório e outro. No segundo, pesquisadores conseguiram emaranhar dois qubits – o que seria o núcleo mais simples de um computador quântico – em um semicondutor, o tipo de material que os fabricantes de computadores comuns já usam com facilidade. 

Tudo é meio confuso, mas por enquanto, o estado do campo é: computadores de pequena escala, em laboratórios, para resolver problemas simples. A maior parte dos pesquisadores afirma que a ideia de computadores grandes é plausível no papel, mas a fabricação é um desafio gigante. 
 
Pretende ter um em casa? Mesmo os pesquisadores mais otimistas acreditam que o computador quântico não vai substituir os nossos pessoais. 

As únicas aplicações que todos concordam seriam para quebrar códigos e criar simulações de sistemas naturais onde a mecânica quântica atua. 

Alguns dizem que um computador quântico até pode fazer as coisas clássicas de um computador comum, de maneira mais rápida e mais eficiente. Mas não faz sentido usá-lo dessa maneira. 

Já outros acreditam em um impulso quântico para os computadores comuns. Apesar de hoje eles serem desenhados para resolver um único problema, no futuro poderiam surgir computadores programáveis. A “máquina” não seria puramente quântica, mas mista. 

É estranho pensar porque alguém ia querer um computador quântico, que hoje é usado para resolver problemas matemáticos e da física, apenas para ver o Facebook. Mas é sempre válido lembrar que vários avanços tecnológicos parecem inúteis no começo, mas com mudanças e readaptações, podem se tornam objetos completamente obrigatórios. Veremos o que o futuro reserva.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/science-environment/

Nenhum comentário:

Postar um comentário