sábado, 18 de fevereiro de 2012

Estrelas de rápida rotação desaceleram vertiginosamente devido ao fato de voarem separadas

Tradução: João Alexandre
Revisão e Colaboração: Antônio Carlos Oliveira
                                       Jaqueline Leite


    
 NASA/GSFC

As estrelas mortas que giram espetacularmente rápido conhecidas como pulsares de milissegundo diminuem sua rotação através de explosões de si mesmas no espaço, como sugere um novo modelo.

Os pulsares são núcleos super-densos, fortemente magnetizados de estrelas maciças deixadas para trás depois de se tornarem supernova. Especificamente, os pulsares são estrelas de nêutrons feitos de nêutrons densamente 'empacotados', com cada pedaço do tamanho de um cubo de açúcar, a matéria da estrela de nêutrons pesa tanto quanto uma montanha de cerca de 100 milhões de toneladas.

Essas estrelas de nêutrons podem aumentar sua matéria e energia engolindo as estrelas companheiras, um processo que faz com que os pulsares emitam raios-X e girem de forma extraordinariamente rápida - a taxas de 100 a 1.000 vezes por segundo - ganhando-lhes o apelido de "pulsares de milissegundo."

Mais tarde, depois de sifonar toda a matéria nos envelopes exteriores de suas estrelas companheiras, os pulsares de milissegundo desaceleram gradualmente e passam a emitir ondas de rádio. No entanto, pouco se sabia sobre o que acontece durante a atual desaceleração antes desses pulsares começarem a soltar rajadas de ondas de rádio.

Fonte: http://www.livescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário