sábado, 13 de outubro de 2012

Novo supercomputador processa mais em uma hora do que toda a população do mundo em 320 anos



A IBM fez de novo. Não bastasse ter feito 5 dos 10 mais rápidos supercomputadores do mundo, ela novamente quebrou o recorde de computador mais rápido do mundo, batendo o supercomputador japonês Fujitsu K Computer na lista Top500. Desde 2009 nenhum computador da IBM conseguia chegar ao topo.

O novo supercomputador, o Sequoia, com cerca de 1,5 milhão de processadores, é capaz de realizar 16,32 petaflops. Também é econômico, consome “apenas” 7,9 MWatts, contra os 12,6 MWatts do computador japonês, que por sua vez tem cerca de 705.000 processadores, sendo capaz de processar 10,51 petaflops.

Petaflop, para quem não sabe, corresponde a 1 peta (10^15 ou 1.000.000.000.000.000) de operações matemáticas de números de ponto flutuante por segundo (flops, “floating point number operations per second”). O novo computador é capaz de fazer, em uma hora, mais cálculos do que 6 bilhões de seres humanos conseguiriam fazer em 320 anos usando calculadoras.

Tanto o Sequoia quanto o K Computer são, na verdade, “clusters”, ou computadores em uma rede, rodando programas dedicados a resolver problemas como, no caso do Sequoia, a simulação de explosões nucleares destinadas a estender a vida das armas nucleares americanas. Pode parecer ruim, mas ainda é um mal menor: a alternativa seria explodir bombas de verdade, e repor o estoque de bombas, movimentando a indústria bélica nuclear.

Instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, do Departamento de Energia, na Califórnia (EUA), o Sequoia compete com outros computadores de países como a China, Japão, França e Itália, e executam diversas simulações numéricas, geralmente voltadas à previsão do tempo e a simulação de interações gravitacionais em galáxias e explosões nucleares.

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário