segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Foto: toda água da Terra reunida



Muito se fala que o planeta Terra deveria ser chamado de planeta Água devido a cerca de 70% de sua superfície ser coberta de água. Mas a realidade é que os oceanos são rasos, se comparados com o raio da Terra (3,79 quilômetros em média, comparados com os cerca de 6.000 quilômetros do raio).

A ilustração acima mostra o que aconteceria se toda a água na superfície ou próxima dela (até a umidade da atmosfera) fosse reunida em uma esfera. O raio desta esfera seria de cerca de 700 quilômetros, menos que metade do raio da lua, mas um pouco maior que Rhea, uma lua de Saturno, que, como muitas luas em nosso sistema solar, é constituída praticamente só de água congelada. O quanto desta água está sobre a Terra e quanto está sob a superfície ainda é um tópico de pesquisas.

Esta imagem é do U. S. Geography Survey (Pesquisas Geográficas do EUA, algo como o IBGE deles). Eles também fizeram uma imagem um pouco diferente retratando a água do planeta, com três gotinhas de água sobre a Terra: a maior é toda a água do planeta, a segunda maior é a água doce subterrânea, dos lagos, pântanos e rios, e a menor é a água apenas de rios e lagos.

Uma imagem muito parecida, do dr. Adam Nieman, “Volume Global de Água e Ar”, ganhou em 2003 uma competição de imagens científicas, “Visions of Science”.

E aí, vivemos sobre um planeta “Água” ou “Terra”?

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário