segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Foto: Cygnus X vista pelo Observatório Herschel



O Observatório Espacial Herschel, da agência espacial européia (ESA), capturou uma imagem em infravermelho de Cygnus X, uma das mais próximas regiões de formação massiva de estrelas no plano da nossa galáxia, a Via Láctea.

A região retrata o grupo estelar massivo conhecido como associação Cygnus OB2. Mas estas estrelas se tornam mais evidentes pela região em torno delas, que sofreu uma “limpeza” causada pelos ventos estelares e radiações emitidas por elas, queestá no meio, em baixo na foto, e não são detecados pelos instrumentos do Herschel que trabalham com comprimentos longos de infravermelho.

Cygnus X está na constelação do Cisne (cygnus é cisne em latim), a cerca de 4.500 anos-luz de distância, e o berço de estrelas de lá, bem como o buraco negro de Cygnus X. Na distância de 4.500 anos-luz, a largura que a imagem capta é de aproximadamente 500 anos-luz. Um ano-luz equivale a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.

A imagem acima é o que chamamos de “imagem em falsas cores”. Afinal de contas, qual é a cor do infravermelho? Para visualizar a imagem em infravermelho, os astrônomos usam uma outra cor para substituir o infravermelho nas imagens. Este mesmo processo é usado para imagens em ultravioleta, raio-X e raio gama.

Fonte: http://nasa.gov/

Nenhum comentário:

Postar um comentário