sábado, 13 de outubro de 2012

Galáxias se conectam através de um túnel de gás


Duas galáxias próximas à nossa possuem um túnel de gás hidrogênio que dá a impressão de que elas estão conectadas. O par é formado pela galáxia de Andrômeda, ou M31, e a Triangulum, ou M33, há 2,6 e 3 milhões de anos-luz de nós, respectivamente.

De acordo com os cientistas, a estranha formação provavelmente surgiu com o encontro das duas, há alguns bilhões de anos. Pesquisas de 2004 foram muito criticadas quando os cientistas comentaram a ligação entre os gases das duas galáxias, que pode indicar como elas se formaram. Pelo jeito, oito anos depois, os astrônomos estavam certos.

As galáxias não precisam se chocar para criar esse efeito. Basta que passem perto uma da outra e o gás acaba arrastado pelo espaço intergaláctico.

“Nós imaginamos que o gás hidrogênio que vemos entre a M31 e a M33 é a sobra de uma cauda que se originou durante um encontro próximo, provavelmente há bilhões de anos”, afirma o pesquisador Spencer Wolfe. “O encontro tem que ter ocorrido há muito tempo, porque nenhuma das galáxias mostra evidência de perturbações”.

A ideia agora é continuar o estudo desse “link” intergaláctico, que é muito sutil e depende da potente tecnologia de telescópios de rádio. A partir desse estudo, os cientistas podem descobrir mais sobre esse tipo de acontecimento e a formação dessa dupla espacial, em particular. 

Fonte: http://www.livescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário