quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Estranho distúrbio faz homem ouvir as pessoas falarem antes de ver seus lábios se moverem

Um homem de 67 anos de idade, conhecido apenas pelas iniciais PH, possui uma falha cerebral rara que faz com que ele ouça as pessoas falarem antes de ver seus lábios se movem. O resultado final é que todas as conversas do pobre PH se assemelham a um filme mal dublado, em que o som e as ações estão fora de sincronia.

O homem é o primeiro caso confirmado da doença, que faz com que o cérebro processe a visão mais lentamente do que o som. PH começou a sofrer os sintomas inusitados após passar por uma cirurgia. “Eu disse à minha filha: ‘Ei, você tem duas TVs que precisam de sincronização!'”, conta. No entanto, PH logo percebeu que ele estava ouvindo sua própria voz antes de sentir sua mandíbula se movimentar.


Médicos realizaram exames em seu cérebro, que mostraram duas lesões em áreas que potencialmente desempenham um importante papel na audição, no tempo e nos movimentos.

Luz e som viajam em velocidades diferentes, de modo que os estímulos visuais e auditivos chegam aos olhos e ouvidos em momentos distintos. O cérebro, por sua vez, é quem faz todo o trabalho de processar esses sinais em ritmos diferentes, para que pareçam como se estivessem acontecendo simultaneamente para nós.

Acredita-se que o cérebro de PH processe os sinais visuais muito mais lentamente do que o faz com o som – causando essa grande discrepância de tempo.

Elliot Freeman e seus colegas da Universidade da Cidade de Londres, na Inglaterra, realizaram vários testes de percepção temporal usando clipes de vídeo para confirmar a doença. Eles descobriram que eles tinham que reproduzir o som 0,2 segundos depois da imagem para PH ver a cena em sincronia.

Os pesquisadores procuram agora uma maneira de retardar a audição de PH para que o som coincida com o que ele está vendo.

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário