segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Hubble encontra velha e misteriosa galáxia espiral

Um turbilhão cósmico impressionante foi observado pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA. A formação inusitada se encontra no centro da galáxia NGC 524, localizada na constelação de Peixes, a cerca de 90 milhões de anos-luz da Terra.

A NGC 524 é uma galáxia lenticular. Acredita-se que essas galáxias lenticulares são um estado intermediário na evolução galáctica – não são nem elípticas nem espirais. As galáxias espirais são “de meia-idade”, com grandes braços em formato de roda, contendo milhões de estrelas. Junto com essas estrelas, se localizam grandes nuvens de gás e poeira, que, quando suficientemente densas, formam o ambiente ideal para novas estrelas nascerem. Quando todo o gás se esgota ou se perde no espaço, os braços gradualmente vão desaparecendo, e consequentemente a forma espiral começa a enfraquecer.

No final deste processo, o que resta é uma galáxia lenticular – um disco brilhante cheio de velhas estrelas vermelhas, rodeadas por o pouco de gás e de poeira que a galáxia foi capaz de manter. Esta imagem mostra a forma da NGC 524 em detalhe, formada pelo gás restante circundando o centro da galáxia. As observações revelam que esta galáxia ainda mantém algum movimento em espiral, explicando sua estrutura complexa. 

Fonte: http://www.sciencedaily.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário