segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ouça como a língua ancestral era falada 6.000 anos atrás

6.000 anos atrás (aproximadamente de 4.500 aC até 2.500 aC), a língua falada na região do Mar Cáspio era o Proto-Indo-Europeu, ou PIE, que acabou por dar origem a várias línguas modernas da Europa e da Ásia. Mas como soava este idioma?

Sendo falada tanto tempo atrás, seus falantes, obviamente, também se encontram todos mortos. O trabalho de reconstruí-la é no mínimo controverso, considerando que não existem sequer textos escritos da época.

Daí entram as línguas modernas, com suas semelhanças e diferenças e, partindo do pressuposto que muitas derivam direta ou indiretamente do PIE, os linguistas começaram, no século 19, a reconstruir o vocabulário desta língua hipotética.

A partir dessa reconstrução aproximada, o linguista Andrew Byrd fez uma leitura e dramatização de uma história, chamada “A Ovelha e os Cavalos”, com a pronúncia que o PIE provavelmente teria tido. A história, por sua vez, foi criada pelo linguista alemão August Schleicher em 1868, e, de tempos em tempos, conforme os linguistas descobrem novos fatos sobre a língua proto-indo-europeia, ela é atualizada.

Ouça a última versão clicando aqui.

A tradução da história seria algo como:

“Uma ovelha que não tinha lã viu cavalos, um deles puxando uma carroça pesada, outro carregando uma carga pesada e um carregando um homem com rapidez. A ovelha disse para os cavalos: ‘Meu coração se parte, vendo um homem guiando cavalos’. Os cavalos responderam: ‘Preste atenção, ovelha, nossos corações se partem quando vemos isto: um homem, o mestre, faz da lã da ovelha uma roupa quente para si. E a ovelha fica sem lã’. Ouvindo isto, a ovelha fugiu pelo campo”.

Fonte: http://io9.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário