segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A maior estrela já descoberta no universo está morrendo


W26, uma supergigante vermelha 1.500 vezes maior do que o nosso sol, é a maior estrela conhecida no universo.

Agora, novas observações revelam que ela está morrendo. Observar esse processo poderia ajudar os cientistas a entenderem como esses objetos enormes abastecem o cosmos com ingredientes necessários para a formação planetária e, possivelmente, até mesmo para a vida.

A W26 está entre centenas de milhares de estrelas que compõem um aglomerado conhecido como Westerlund 1, a maior congregação de estrelas na Via Láctea, a apenas 16 mil anos-luz da Terra.

Enquanto investigavam Westerlund 1, os cientistas da Real Sociedade Astronômica (Inglaterra), liderados por Nick Wright, fizeram uma descoberta inesperada: uma enorme nuvem de gás hidrogênio ionizado cercando a W26 (são as áreas verdes brilhantes na imagem abaixo).

Essa “aura esmeralda” da W26 a diferencia da maioria das outras estrelas no aglomerado, que aparecem em ouro avermelhado.

Segundo os pesquisadores, esta é a primeira nebulosa ionizada já descoberta em torno de uma supergigante vermelha.

Investigações de acompanhamento que vão analisar a nebulosa com imagens de alta resolução podem fornecer aos astrônomos um olhar sem precedentes de como a W26 e outras supernovas potencialmente reabastecem o meio interestelar com os materiais necessários para a formação de planetas rochosos como a Terra, possivelmente dando origem à vida em si.

As conclusões dos pesquisadores serão publicadas na última edição da Monthly Notices da Royal Astronomical Society, e podem ser lidas de forma gratuita (em inglês) no arXiv.

Fonte: http://io9.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário