terça-feira, 17 de maio de 2011

Enem deve ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta sexta-feira (13) o anúncio, para a próxima semana, das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011/2012 - dias 22 e 23 de outubro, provavelmente. Outra prova deverá ser aplicada em maio de 2012, nos dias 5 e 6, confirmando a intenção do MEC de realizar duas edições do Enem por ano.

Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital para publicá-lo já na próxima semana. O objetivo é substituir, gradualmente, os vestibulares nacionais pelo Enem, projeto que teve início em 2009. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.


O Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a estudantes que desejem se matricular em uma instituição privada, mas não têm dinheiro para pagar, também exige a nota do Enem. Os benefícios da bolsa são distribuídos de acordo com a qualificação do candidato, variando de parciais a integrais dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário