quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

STJ decide amanhã se quebra sigilo de envolvidos no mensalão


Laryssa Borges

O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deve decidir até esta sexta-feira se autoriza a quebra de sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), e de deputados distritais e empresários suspeitos de participar do esquema do mensalão do DEM na capital federal. No mesmo prazo, o magistrado deve avaliar se autoriza ainda que sejam mantidas em sigilo todas as informações analisadas a partir das diligências feitas pela Polícia Federal no último dia 27.

Na noite desta quarta, a Polícia Federal informou ter entregado ao STJ relatório sobre o suposto esquema de mensalão coordenado por Arruda. Ao encaminhar os dados para o STJ, os policiais federais pediram a quebra de sigilo de Arruda, dos parlamentares e empresários envolvidos no caso. De acordo com o STJ, o Ministério Público, para quem os documentos serão encaminhados, deverá dar parecer sobre o acesso, por exemplo, às informações bancárias dos investigados.

Os documentos entregues à Justiça, que já somam 98 páginas e 34 apensos, não trazem, no entanto, qualquer laudo sobre os vídeos em que Arruda e deputados distritais da base aliada aparecem recebendo maços de dinheiro. As perícias sobre as imagens que comprovariam o esquema de corrupção ainda não foram concluídas e serão encaminhadas à Justiça à medida que os peritos policiais forem atestando a veracidade das imagens. 

Técnicos da Polícia Federal estão estimando, por exemplo, a quantia máxima de dinheiro que Arruda e cada parlamentar aparecem recebendo. A partir dessa projeção as investigações irão se desdobrar sobre se os valores declarados na campanha do governador à Justiça Eleitoral correspondem aos que aparecem nas imagens.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário