sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dinossauros surgiram na América do Sul, diz estudo

Uma pesquisa publicada na revista Science nesta sexta-feira indica que os dinossauros podem ter se originado na área que hoje representa a América do Sul.

O estudo mostrou uma nova espécie, o Tawa hallae, que preenche a lacuna de ligação entre o grupo de grandes carnívoros do período Jurássico, os terópodos (Tiranossauro rex e velociraptor), e seus ancestrais, como o herrerassauro, descoberto na Argentina nos anos 1960.

Ambas as espécies compartilhavam da mesma morfologia e tinham traços muito similares, embora o Tawa também carregasse características dos terópodos que estão ausentes no herrerassauro, como bolsas de ar localizadas ao longo da espinha dorsal.


As grandes mandíbulas, os dentes de carnívoros e alguns traços pélvicos foram mantidos quando a espécie evoluiu para os neoterópodes do período Jurássico, extintos há 65 milhões de anos.


De acordo com os pesquisadores americanos, o esqueleto de Tawa foi encontrado em ótimo estado de conservação em um sítio arqueológico estado do Novo México, nos EUA.


A análise dos fósseis indicou que os esqueletos pertenciam a espécies distantes, que haviam migrado da América do Sul para a América do Norte quando os continentes ainda compunham uma única extensão de terra chamada Pangeia.
 
Os pesquisadores ainda afirmaram que o estudo mostra evidências de que os dinossauros tenham migrado para outros continentes a partir da América do Sul.


Fonte: http://veja.abril.com.br/ciencia-tecnologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário