quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Por que nossa realidade pode não ser a única?


Se você imagina que a física quântica é algo “distante” do nosso dia-a-dia, não se engane: ela pode ser a chave para entender como, em um mundo com infinitas possibilidades, determinados eventos ocorreram e outros não. Para explicar de modo simples essa questão, a equipe do canal “Minute Physics” criou o vídeo acima (que pode ser assistido com legendas em inglês ou traduzidas).

Já de início, eles citam o famoso experimento do Gato de Schrödinger, em que, hipoteticamente, o tal gato (representando uma partícula sub-atômica) estaria vivo e morto ao mesmo tempo (ou seja, em dois estados diferentes) até que um observador externo o visse (graças a partículas de luz que chegariam até o gato) e essa interação com o mundo exterior provocasse uma “escolha” entre as duas situações – no caso de partículas, essa interferência poderia vir de outra partícula.

“O problema é que a física não consegue explicar como o gato (ou partícula) passa de uma combinação de dois estados simultâneos para apenas um ou apenas outro, e também não sabe como a ‘decisão’ é tomada”, explicam os autores do vídeo. É aí que entra em cena a hipótese dos múltiplos mundos.

De acordo com essa hipótese, o sistema quântico não “escolhe” uma possível realidade: em cada situação, a linha do tempo da história se divide e as duas possibilidades ocorrem, porém em ramos diferentes (no caso do experimento, em uma realidade o gato está vivo e em outra, morto).

“Nesse cenário, nós pensamos que apenas uma possibilidade aconteceu porque estamos presos em um dos ‘ramos’, em uma versão de nós mesmos que parece a única possível”. 

Se esse modelo for verdadeiro, existe uma realidade paralela em que você ganhou na Mega Sena, por exemplo. Mas como provar se essa ideia é correta?

Até o momento, não se sabe, pois essas realidades alternativas seriam, de acordo com o próprio modelo, inacessíveis. “Mas, felizmente, física é ciência, não especulação, e em algum momento alguém, talvez até mesmo você, vai fazer um experimento que nos ajudará a descobrir a verdade”.

Fonte: http://www.youtube.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário