quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Explosão mais energética já vista no universo é detectada por astrônomos


Astrônomos do mundo todo ficaram impressionados com a explosão recorde de raios gama detectada no último dia 27 de abril pelo Telescópio Espacial Fermi, da NASA. O mais provável é que seja resultado de uma supernova massiva, que produziu a luz de maior energia já detectada pelos cientistas.

A erupção, designada GRB 130427A, chamou a atenção por diversas razões. Além de bastante poderosa – o Fermi’s Large Area Telescope (LAT) registrou um raio gama com uma energia de pelo menos 94 bilhões de giga elétron-volts (GeV)– a explosão teve uma longa duração, fato que surpreendeu os astrônomos. 
“Nós esperamos muito tempo por uma explosão de raios gama”, disse Julie McEnery, cientista do projeto para LAD. “A GRB durou tanto tempo que um número recorde de telescópios no solo foi capaz de pegá-la enquanto observações espaciais ainda estavam em andamento”.

A GRB130427A produziu 35 bilhões de vezes a energia de luz visível, e é cerca de três vezes mais potente que o recorde de erupção anterior. 

A explosão, posteriormente, foi detectada em comprimentos de onda ópticos, infravermelho e rádio por observatórios terrestres, o que permitiu aos astrônomos determinar a distância, que neste caso foi de aproximadamente 3,6 bilhões de anos-luz, considerada relativamente perto para estes eventos – ela cai entre as 5% das explosões mais próximas já registradas.

De acordo com as explicações dos astrônomos, estas explosões celestes são extremamente raras, ocorrendo apenas uma vez a cada milhão de anos, mais ou menos, por galáxia. No entanto, também são as mais brilhantes do universo, e bastante difíceis de serem detectadas.


Fonte: http://www.nasa.gov/

Nenhum comentário:

Postar um comentário