Apartir desta sexta-feira (13), o tratamento da diabete e da Síndrome Metabólica com o uso da técnica cirúrgica de interposição ileal é considerada experimental. Por tanto, não pode ser realizada por nenhum médico sem a autorização do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A decisão foi aprovada pelo órgão, como uma resposta a um pedido de informações encaminhado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CFM sugeriu ainda que seja criada uma câmara técnica dentro da instituição para emitir proposta de resolução específica sobre o assunto.
No parecer, o CFM acatou na íntegra a conclusão de outro processo de consulta semelhante, que havia realizado no âmbito do Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO).
“As cirurgias bariátricas ainda não atingiram o consenso esperado pela classe médica e pela sociedade. Novas técnicas têm sido propostas baseadas num melhor conhecimento da fisiopatologia e das alterações hormonais presentes em uma doença multifatorial. Tais técnicas, quando propostas, devem ser precedidas de um protocolo de pesquisa encaminhado a um Comitê de Ética e Pesquisa e aprovado pelo CONEP obedecendo aos pressupostos emanados pelo CFM e CNS, de preferência precedidos de estudos em modelos animais”, ressaltou o documento preparado pelo CRM goiano.
Fonte: Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário