quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Brasileiros estão mais altos e mais gordos, diz pesquisa


Os brasileiros estão mais altos e mais gordos, afirma pesquisa divulgada hoje pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a média de altura das mulheres brasileiras aumentou 3,3 centímetros em 14 anos - um crescimento quase duas vezes maior que o dos homens. Elas passaram de uma média de 1,55m, em 1989, para 1,58m, em 2003. A média de altura dos homens no mesmo período mostrou avanço de 1,9 centímetros, e eles alcançaram altura média de 1,70m em 2003.

Entre eles houve, também, aumento na relação entre peso e altura (Índice de Massa Corporal - IMC). O grupo que apresentou risco maior de obesidade foi o de jovens de 10 a 19 anos: um aumento de 82,2% do IMC em 29 anos. "Embora os números demonstrem que os meninos estão abaixo do padrão de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), preocupa o aumento crescente do peso deles", comenta a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.


De acordo com Deborah, está havendo no País uma reação das mulheres contra o excesso de peso: "Dos anos 90 à atual década, o peso delas tende à estabilidade. Esta situação ainda é mais clara entre mulheres com maior escolaridade e renda. Elas demonstram muito mais preocupação com o corpo e a saúde do que os homens."
Deborah Malta acrescenta que o aumento do peso é uma tendência mundial que reflete as mudanças no padrão de alimentação e tem entre suas causas o estilo sedentário da população. "Em todo o mundo, aumentou o consumo de alimentos industrializados, com mais gordura e açúcar." 


Fonte: http://www.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário