sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Maior acelerador de partículas do mundo será religado neste sábado

O maior acelerador de partículas do mundo deverá ser novamente colocado em operação, neste sábado - após 14 meses de interrupção devido a graves danos - informou o Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern, na sigla em francês), em Genebra.

"Se tudo correr bem, vamos começar a injetar as primeiras partículas já na madrugada (de sexta para sábado)", anunciou o diretor do Cern, Rolf Heuer, em seu perfil no Twitter.

As partículas voltarão a se mover para o acelerador LHC (Large Hadron Collider), que até agora só funcionou por algumas horas desde seu lançamento, em setembro de 2008. Será injetado um feixe de prótons no acelerador para fazer com que ele dê uma volta completa no túnel de 27 quilômetros de comprimento, que fica a 100 metros de profundidade, na fronteira da França com a Suíça.
A velocidade da circulação de partículas aumenta gradativamente até começarem a ser produzidas as primeiras colisões. Então, a potência da circulação dos prótons é elevada, até atingir as colisões de partículas numa rapidez aproximada à velocidade da luz - o que estimam que deva ocorrer em janeiro.
Ao chegar neste ponto é que poderão ser recriados os instantes posteriores ao Big Bang, abrindo caminho para os cientistas descobrirem dados importantes sobre a formação do universo e a composição da matéria. O investimento no acelerador do Cern já chega a de 4 bilhões de euros. Ele levou 12 anos para ser construído e envolveu mais de 7.000 cientistas.

O instrumento sofreu sucessivos fracassos apenas dois dias depois de ter sido lançado, em 10 de setembro de 2008. O primeiro incidente ocorreu menos de 48 horas após o acelerador ser acionado. O segundo problema surgiu em 19 de setembro e foi considerada mais grave, devido a um defeito na carga de ímãs supercondutores. Teve início, então, o processo de reparação, que deve ser concluído nesta sexta-feira.

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário