quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Reino Unido endurece regras para imigração


O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciou nesta quinta-feira (12) uma série de medidas que tornam mais rígidas as regras de imigração do país, incluindo o aumento do nível de educação exigido para estudantes e a criação de restrições para que estrangeiros assumam determinadas profissões.

De acordo com as novas regras, que devem entrar em vigor em 2010, só poderão ir para o Reino Unido estudantes que pretendam fazer matrícula em cursos de graduação ou pós-graduação. Assim estudantes estrangeiros não poderiam ir ao Reino Unido para, por exemplo, aprender a língua inglesa, já que tal curso exigiria qualificação inferior.

Brown anunciou que todas as faculdades e universidades que recebem estudantes estrangeiros serão obrigadas a ter uma licença para permitir que elas atuem como “patrocinadora” dos alunos, cuidando para que eles estejam cumprindo as regras do país. Segundo Brown, uma primeira inspeção na lista de instituições que podem assumir esse papel caiu de 4 mil para 1,8 mil.

A regra da licença de “patrocinador” vai valer também para todos os empregadores de estrangeiros. Para contratar trabalhadores de fora do Reino Unido e da União Europeia, as empresas serão obrigadas a cumprir regras mais duras no “teste de mercado de trabalho”, por meio do qual imigrantes podem ser recrutados caso não haja trabalhadores locais qualificados.

Sob o novo regime de imigração, uma vaga de emprego terá que ficar anunciada para britânicos por pelo menos 15 dias antes de ser preenchida. Em um segundo momento, o prazo vai subir para um mês.



Brown prometeu ainda criar programas governamentais para promover a especialização de trabalhadores para posições geralmente ocupadas por estrangeiros, como serviços de buffet, professores substitutos e alguns tipos de médicos e engenheiros.

Além disso, o premiê britânico afirmou que espera que as pessoas “tenham certeza de que os que chegam vão aceitar as responsabilidades, assim como os direitos, de entrar no país – obedecer as leis, falar inglês e contribuir para o país”.

As medidas anunciadas por Brown são reflexo da enorme pressão sob a qual está sujeito seu governo e o partido Trabalhista, do qual faz parte, em meio ao aumento de popularidade do partido Britânico Nacional, de extrema-direita. O fenômeno é relacionado por especialistas à crise econômica, que atingiu duramente o Reino Unido.

Diante deste cenário, pesquisas e análises políticas mostram que é grande a probabilidade de o partido trabalhista acabar derrotado, após 12 anos no poder no Reino Unido.



Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário