sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Morre Herbert Richers, pioneiro em dublagens no País

O empresário Herbert Richers, fundador da empresa de dublagem que leva seu nome, morreu nesta sexta, 20, no Rio, aos 86 anos. Ele tinha problemas renais e estava internado na Clínica São Vicente. O corpo deve ser cremado hoje.



Herbert Richers nasceu em Araraquara, no Estado de São Paulo, em 11 de março de 1923. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 e, na década de 1950, fundou sua empresa de distribuição de filmes, a Herbert Richers S.A., distribuidora de filmes (nas décadas de 60 e 70) e de dublagens.



Na mesma época, também, fez produções da Atlântida e na década de 1960, produziu obras cinematográficas de destaque, como Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos, e Bonitinha, mas Ordinária (1963). Mas foi a partir de viagem aos EUA que trouxe a ideia e a prática de começar a fazer dublagem e legendas para filmes de outros países, atividade que coincidiu com a propagação da televisão no Brasil.

As dublagens feitas pela empresa de Herbert Richers foram exibidas em diversas emissoras de TV brasileira. Além de uma lista enorme de filmes, entre os trabalhos de sua empresa estão a adaptação das falas de seriados e novelas como Chiquititas, Alf, o E.Teimoso, A Gata e o Rato, Família Dinossauro e Monk. Também a dublagem de desenhos animados, sucessos como Caverna do Dragão, He-Man, Popeye e O Show de Pica-Pau. Além de obras para televisão, pelas quais seu nome ficou conhecido - porque era sempre anunciado por um locutor -, a empresa de Richers também fazia dublagens para filmes exibidos no cinema.

Fonte: http://www.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário