Missão de cinco anos para melhor compreensão da importância e impacto da estrela
A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, lançou esta quinta-feira uma sonda ao espaço para estudar o Sol, avança a BBC.
O Observatório de Dinâmica Solar foi lançado do Cabo Canaveral, no Estado da Florida. Durante a missão, prevista para cinco anos, a sonda vai captar imagens detalhadas do Sol para melhor compreender o impacto da estrela sobre a Terra.
Um sol muito activo pode prejudicar o funcionamento de satélites, comunicações e sistemas de fornecimento de energia na Terra. Com este projecto, os cientistas vão tentar também melhorar as previsões desse «clima espacial».
«A missão vai revolucionar a nossa visão do sol e vai revelar como a actividade solar afecta o nosso planeta, para além de nos ajudar a antecipar o futuro», declarou uma das cientistas do programa da NASA.
A sonda foi lançada depois de anos de baixa actividade solar, e a SDO deve monitorizar a estrela quando esta começar a apresentar uma actividade maior.
«O sol tem estado dramaticamente inactivo», afirmou Richard Harrison, um dos investigadores do programa SDO, na Grã-Bretanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário