segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Agência dos EUA aponta degelo de plataformas da Península Antártica

Organismo é a mais confiável fonte de informes sobre terremotos. Estudo documentou encolhimento entre 1947 e 2009.

Foto divulgada pela British Antarctic Survey, parceira do USGS no projeto, mostra bloco de gelo rompendo e se descolando da Plataforma Wilkins (Foto: Jim Elliott / British Antarctic Survey via France Presse 25-03-2008)

A Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (22) relatório sobre o derretimento de plataformas de gelo na Península Antártica. O USGS é a mais confiável fonte de informes sobre terremotos .

Segundo a agência, as plataformas estão recuando na seção sul da península. A causa, afirma o organismo americano, é mudança climática . O processo pode resultar em recuo de glaciares e aumento do nível do mar, se a alta de temperatura continuar.

Os glaciares são “rios de gelo” que escoam das montanhas para regiões mais baixas, onde o gelo pode derreter, se romper na forma de icebergs ou reforçar uma plataforma. Plataforma é a extensão plana, flutuante, dos mantos de gelo, com espessura de 100 a 1.000 metros. Um manto de gelo é a capa de até 4 quilômetros que cobre a rocha. Flui do centro do continente em direção à costa, onde alimenta plataformas.

A agência documentou esse encolhimento no período de 1947 a 2009. As “mais dramáticas alterações” ocorreram a partir de 1990.



Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário