terça-feira, 1 de junho de 2010

Grande Colisor de Hádrons recupera-se de pane elétrica

O Grande Colisor de Hádrons, maior acelerador de partículas do mundo, recupera-se de uma pane elétrica ocorrida no fim de semana, informa o site da "BBC News". 

Segundo o Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), organização responsável pelo funcionamento do colisor, os equipamentos só voltaram a operar nesta segunda (31) de manhã. 

A pane ocorreu na sexta após as 23 h (horário local) e pode ter sido causada por tempestades na fronteira entre Suíca e França, onde está localizado o túnel de 27 quilômetros de comprimento que abriga o colisor. 

O diretor de comunicações do Cern, James Gillies, disse à BBC News que novos feixes de partículas subatômicas não serão produzidos no colisor antes de quarta. 

Em novembro de 2009, uma pane também suspendeu as operações da máquina. Naquela ocasião, um passarinho teria deixado cair uma baguete sobre parte da fiação externa. 

O colisor, de US$ 10 bilhões, foi construído para permitir a choque entre prótons em níveis de energia nunca antes observados em condições experimentais. 

Por motivos de segurança, a intensidade dos feixes de partículas no colisor tem sido aumentada gradativamente nos últimos meses. 

Os resultados desse tipo de experimentos devem ajudar a elucidar princípios fundamentais do Universo, como a natureza da massa. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário