quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Criança também sofre com pressão alta

No Brasil, o problema já afeta a infância de mais de 3 milhões 

Engana-se quem pensa na hipertensão como um problema de gente grande. Sim, as crianças também podem ter a pressão nas alturas. E em grandes proporções: estima-se que a doença atinja 5% dos brasileirinhos, o que dá mais de três milhões de crianças.

Em todas as idades, ela pode ser de dois tipos: secundária, quando é conseqüência de alguma doença, ou primária, quando não tem causa aparente. Enquanto no adulto, na enorme maioria das vezes, a hipertensão é de causa desconhecida, na criança a chance de existir uma causa para a hipertensão é maior , explica o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo.

Nos mais novos, o grande vilão costuma ser o estilo de vida, incluindo sedentarismo, má alimentação e excesso de peso. Mas nesses pequenos pacientes os valores que valem para os adultos não se aplicam. Somente o médico pode dizer se a criança é hipertensa, levando em conta outros fatores como idade, sexo e estatura.


O problema é sério: grande parte dos adultos hipertensos começaram a desenvolver o problema lá na infância. Por isso a criança deve ter sua pressão monitorada pelo pediatra pelo menos uma vez ao ano a partir dos três anos. E os cuidados devem começar bem cedo, ainda na barriga da mãe. Afinal, estudos mostram a relação entre o desenvolvimento durante a gestação, a dieta da mãe e do bebê nas doenças cardiovasculares.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário