quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Arqueólogos encontram fóssil de 40 milhões de anos de “baleia ambulante”



Você não leu errado: há milhões de anos existiu uma espécie de “baleia” com patas. O animal, chamado de arqueoceto, é uma forma primitiva de cetáceo. Ele era aquático, como as baleias, mas tinha dentes semelhantes ao de crocodilos e patas que permitiam que andasse sobre a terra.

No deserto de Ocucaje, no Peru, arqueólogos encontraram os fósseis mais antigos de arqueoceto conhecidos até o momento. Acredita-se que os fósseis têm entre 36 e 40 milhões de anos.

Antes da descoberta, fósseis de arqueocetos só haviam sido localizados no Egito, Paquistão, Índia e na América do Norte. Esses mamíferos primitivos podem ter vivido até 50 milhões de anos atrás, e podem ajudar os cientistas a entender como ocorreu a evolução das baleias.

Acredita-se que o primeiro ancestral da baleia era um onívoro peludo, de quatro patas, que evoluiu para uma variedade de anfíbios há 50 milhões de anos. Com o tempo, as baleias teriam perdido a conexão entre a espinha dorsal e as patas traseiras, que sumiram gradualmente.

Confira o vídeo.

Fontes: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/
            http://pt.euronews.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário