quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Titan" é coroado o supercomputador mais rápido do mundo


Pesquisa: João Alexandre

Temos um novo campeão na eterna luta pelo título do mais veloz supercomputador do mundo. Quem leva o campeonato, pelo menos por enquanto, é o Titan, uma máquina americana que custa 100 milhões de dólares e é capaz de processar 17.59 petaflops de dados por segundo. Esse novo recorde representa quadrilhões de cálculos a cada instante.

O sistema é um Cray XK7, que fica no Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee. O antigo campeão também era estadunidense: o Sequoia, com uma velocidade de processamento de 16.33 petaflops por segundo.

E quantos processadores são necessários para criar o super computador mais rápido do mundo? Atualmente, pouco mais de 560 mil, um poder de processamento de 17,59 Petaflops. É essa a capacidade do Titan, o novo líder do Top 500 mundial.

O Titan foi criado com base no Jaguar, super computador que em 2010 também foi o mais rápido do mundo — e com apenas 2,5 Petaflops. A máquina, instalada no laboratório nacional da cidade de Oak Ridge, no estado americano do Tenessee, tem configurações assustadoras: cerca de 560.640 processadores. Destes, 299.008 são da CPUs Opteron 6274 da AMD; e 261.632 são GPUs Nvidia Tesla K20X. O Titan é fruto de uma reformulação no valor de US$ 97 milhões custeada pelo Departamento de Energia dos EUA. A montagem dele ficou por conta da Cray. A AMD entrou com CPUs Opteron, algo incomum visto que 76% dos super computadores confiam em soluções Intel. Por fim, a Nvidia com 18688 GPUs Tesla K20X, em grande parte responsáveis pelo desempenho abismal do Titan. Ah, e ele também tem um visual bem bacana.

O Sequoia, da IBM, líder da edição de junho do Top 500, caiu para a segunda posição — o seu poder de processamento é de 16,3 Petaflops. Esses resultados foram obtidos com o Linpack.

As unidades de processamento, junto com placas que somam 710 terabytes de memória, estão dentro de um hardware montado pela Cray, uma das mais tradicionais empresas da área de supercomputação.

O Titan roda um sistema operacional Linux. Os cientistas usarão seu poder de processamento para simular e resolver problemas nas áreas de física e energia. Ele poderá dar respostas 10 vezes mais rápidas que o Jaguar, o supercomputador que reinava no data center do Oak Ridge.

O Jaguar, aliás, foi desmontado. E a sua estrutura foi aproveitada para dar vida ao Titan, que custou quase 100 milhões de dólares. No vídeo mais abaixo, é possível ver engenheiros e técnicos trabalhando no upgrade da máquina: ou seja, montando placas, instalando peças, colando adesivos e dando vida ao supercomputador americano.

Segundo a Nvidia, a atualização valeu a pena para o governo americano. O Titan é 10 vezes mais rápido que o Jaguar, que realizava ´apenas 20 quatrilhões´ de cálculos matemáticos por segundo. Além disso, a máquina é mais econômica no consumo de energia.

Num comunicado a imprensa, a Nvidia disse: “Caso o laboratório Oak Ridge tivesse atualizado o Jaguar através da simples expansão de sua arquitetura baseada em CPU, o sistema teria mais de quatro vezes seu tamanho atual e consumiria mais de 30 megawatts de energia”.

O novo 'campeão', conta com 19 mil nós de processamento. Cada nó tem um processador de 16 núcleos da AMD e uma GPU da Nvidia. Além disso, a máquina conta com 710 terabytes de memória RAM, como informa o The Telegraph. Ele ainda conta com 20 petabytes de armazenamento.

Veja o vídeo (feito em time lapse) da transformação do Jaguar no Titan:(http://vimeo.com/52402005)

Fontes: http://info.abril.com.br/noticias/ti/
            http://tecnologia.br.msn.com/computadores/
            http://revistagalileu.globo.com/
            http://olhardigital.uol.com.br/
            http://gizmodo.uol.com.br/supercomputadores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário