quinta-feira, 11 de março de 2010

Maior máquina do mundo ficará parada por um ano

A interrupção será feita para consertar erros cometidos desde a construção
                                                                                                                                       Foto por Johannes Simon/16.06.2008/Getty Images
A maior máquina do mundo, com 27 km de comprimento, foi inaugurada
em 10 de setembro de 2008 e custou o equivalente a R$ 10,42 bilhões

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), a maior máquina do mundo com 27 km de comprimento, ficará um ano sem funcionar a partir do final de 2011. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10) por Steve Myers, diretor da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), durante entrevista à rede britânica BBC.

A parada vai acontecer para que sejam resolvidos alguns erros cometidos desde a construção da máquina, enterrada a mais de 100 m do solo entre França e a Suíça.


Sua função é produzir colisões de partículas com a maior energia possível, imitando as condições no momento seguinte à criação do Universo.
O principal desafio é encontrar a partícula Bóson de Higgs, só descrita na teoria, e base para a explicação de diversos conceitos físicos.

O LHC foi religado no começo deste mês depois de uma interrupção técnica no Natal. Myers disse que não há erros graves no projeto.


- Com muito mais recursos, mais mão de obra e controle de qualidade, alguns problemas poderiam ser evitados, mas não acho que foi um erro de construção. 


A aceleração recorde para uma máquina foi superada pelo LHC em 2009, quando chegou a 1,18 TeV (teraelétron-volt), mas deve chegar a 7 TeV até o final deste mês. Myers contou que o plano de atingir 14 TeV nos próximos dois anos deve ser adiado. 

A maior máquina do mundo foi inaugurada em 10 de setembro de 2008 e custou o equivalente a R$ 10,42 bilhões. Sua construção envolveu 7 mil físicos de todo o mundo e durou 12 anos.

Menos de duas semanas depois da inauguração, o LHC teve um problema de superaquecimento e foi desligado. Cinquenta e três dos 1.624 grandes ímãs supercondutores (alguns deles com 50 m de comprimento) foram danificados e precisaram ser substituídos.

Em novembro de 2009, a máquina precisou ser desligada novamente porque um pedaço de pão, provavelmente levado por um pássaro, obstruiu o transformador elétrico.

O equipamento gigante chegou a despertar temores infundados de que poderia criar buracos negros capazes de destruir a humanidade. O aparelho foi citado no best-seller Anjos e Demônios, de Dan Brown.

Fonte: http://noticias.r7.com/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário